quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dicas de Gramado e Canela

Feriado chegando, muita gente indo para serra gaúcha de onde acabei de voltar. Como já fui várias vezes para Gramado e Canela (cidades do lado uma da outra) resolvi fazer esse post recheado de diquinhas. Espero que gostem!
.
-> A primeira coisa que me vem à cabeça quando penso em Gramado é "rodízio de fondue"! Podem rir, mas é verdade! Ir à cidade e não se esbaldar em uma sequência de fondue de queijo, carnes e chocolate é nonsense. Praticamente todos os restaurantes da região servem essa iguaria originária da Suíça. Indico o Le Chalet (mais tradicional), o Belle du Valais (mais requintado), o D'Alpes Verdes (lugar super agradável, amei que o foundue de queijo é servido também com goiabada, mas me decepcionei porque as carnes vieram com bastante gordura) e o Le Lac Noir (melhor sequência, tem chocolate branco que nenhum outro serve, mas o lugar é o mais feinho). Antes de pedir, pergunte se dão desconto para pagamento à vista. A maioria baixa bastante o preço, ficando na média de 40 reais por pessoa.
.
Eu e meu namo no D'Alpes Verdes
.
.-> Entre as opções de passeios ir à cascata Caracol em Canela é imperdível! Vá com um calçado bem confortável, de preferência tênis, e encoraje-se a descer uns quinhentos degraus (pior é depois ter que subir os mesmos) para apreciá-la do melhor ângulo e obter a melhor foto, claro. Não esqueça de levar uma garrafinha de água. Caso não se empolgue em cansar as pernocas, arrisque a vista do teleférico que há no parque.
.
Cascata Caracol
.
-> Falando em "cansar as pernocas", uma boa ideia é alugar uma bike e conhecer a região pedalando. A Bike Sport oferece o serviço e tours com guia.
.
-> Gosta mesmo de aventura? Dá para fazer rafting, mas é necessário uma preparação psicológica para enfrentrar a água super gelada (mesmo no verão). Eu prefiro fazer tirolesa no Alpen Park ou dar uma voltinha rápida com emoção no trenó (bem legal)! Nesse parque há também arvorismo, rapel e passeios de quadriciclo ou à cavalo (amo!).

Trenó do Alpen Park
.
-> Seu negócio é relaxar? Não perca tempo é vá ao Kur Estação das Águas! É o day spa anexo ao Kurotel. Eu experimentei e adorei! Meu dia de madame incluiu um banho de lodo, seguido por um mergulho em uma piscina com correnteza e jatos para estimular a circulação, depois um banho de sal e uma ducha de espuma de vinho para hidratar a pele. Muito bom! 190 reais bem investidos. ;)

Momento Caras no Kur

-> Ainda na onda zen, conheça o Templo Budista que fica próximo à Gramado. É o maior da América Latina. Não fui e me arrependi. Todos que foram disseram que é lindo!
.
-> Visite o zoológico de Gramado e observe animais da fauna brasileira de pertinho. Tem uma parte onde aves ficam soltas e algumas se aproximam para valer. Uma arara posou no meu namorado e papagaios vieram beliscar o cadarço do tênis dele. Muito legal!

Onça do Gramado Zoo

-> Um passeio romântico e de graça (coisa rara) é ir ao Lago Negro.

Lago Negro
.
-> Se quiser almoçar depois das 3 da tarde recorra a um café colonial (a maioria dos outros restaurantes fecham para reabrir somente às 19hs). A dica é a nova filial do tradicional Bela Vista. Se estiver em grupo peça para sentar em uma das mesas redondas com tampo giratório e prepare-se para orgia gastrônomica (mais de 80 tipos de comida).
.
-> Apesar de a Aldeia do Papai Noel (e tudo que envolve o Natal) ser tradição em Gramado, não indico a visita. Achei a decoração feia, velha e mal cuidada. Até o Papai Noel foi bastante decepcionante, meio rabugento, não sorria. Uó! Na minha opinião, não vale pagar o ingresso nem para ver as renas! rsrs

Aldeia sem graça do Papai Noel

-> Fui ao Mini Mundo e curti ver as miniaturas, mas não é um passeio essencial. Se você não tem paciência para detalhes, esqueça. É bom ir com bastante calma para apreciar o delicado trabalho apresentado. Há um genérico (primo-pobre) do Mini Mundo que se chama Mundo Encantado. Dizem que não vale a visita.

Mini Mundo
.
-> Existe um museu de cera em Gramado chamado Dreamland. Meus amigos que foram falaram que é horrível, bem mal feito. Eu não quis pagar para conferir. Se alguém foi e tem opinião diferente da deles, por favor avise!
.
-> Existem muitas fábricas de chocolates na região e as lojas costumam ser temáticas. A mais legal de visitar, (de novo) na minha opinião, é a da Caracol. O Reino do Chocolate apresenta a história desse doce delícia. A entrada custa 5 reais, mas esse valor pode ser revertido em compras na loja.
.
-> As duas cidades oferecem muitas atrações, mas usufruir de tudo exige tempo e dinheiro. Então liste suas preferências. Os ingressos variam entre 5 a 20 reais e não existe meia-entrada para estudantes.
.
-> A única balada que eu conheço por lá é no Bill Bar. Quando há algum congresso ou festival em Gramado a pista de dança do lugar fica animada, se não a diversão fica por conta do karaokê e do boliche. Quem está afim de azaração mesmo, deve agendar a viagem para os mesmos dias do Simpósio Internacional de Direito (garantia de farra!).
.
-> Como eu não sou da turma dos que bebem, mas sim dos bons-de-garfo, não conheço os barzinhos, somente os restaurantes. Além da sequência de foundue e do café colonial, não deixe de experimentar uma das galeterias da cidade. Dizem que o melhor rodízio de massas e galeto é na Casa di Paolo. Eu só conheço o Mamma Mia, mas não sei mais se é bom porque faz muito tempo que eu fui lá.
.
-> Na última viagem conheci o San Tao, restaurante de comida oriental. Adorei! O lugar tem uma decoração diferente, um clima tailandês,.bem legal. Os pratos Pad Thai e Surin são maravilhosos. As sobremesas Cielo e Infierno então, hummm! Imperdíveis!
.
-> Outro achado foi o Empório Canela! Misto de café, livraria e lojinha que fica em Canela. Mais uma opção para quem quiser almoçar no meio da tarde. Servem pratos deliciosos! Amei a sopa de abóbora com gengibre, o penne com filet mignon e o risoto de funghi. A indicação veio de um casal de amigos que também recomenda o restaurante Lá em Casa, um dos únicos de buffet a quilo da região.
.
-> Não sabe onde ficar? Super indico o Varanda das Bromélias que para mim é imbatível! Super aconchegante e atendimento nota mil! Simplesmente não dá vontade de sair do hotel! Outras boas opções é o Casa da Montanha, bem no centro de Gramado e a Pousada Rosa, mais simples mas com garantia de bom atendimento (os donos são meus amigos!), café da manhã delicioso e banho quentinho (na verdade, fervendo! não falha nunca!) que é primordial no frio que faz na cidade.
.
Quarto delícia do Varanda das Bromélias
.

25 comentários:

  1. Adorei as dicas, e que vontade de ir para Gramado. Aproveitar esse friozinho, booom demais ;)
    Bom feriado Gabi, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gramado é lindo!

    Amei.

    Abraço.

    Vanessa Pinho

    www.fabriciapinho.com.br [BLOG]

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Adorei as dicas de Gramado. Fui uma vez, mas não conheci isso tudo, nem deu tempo...
    Terei q voltar!!!!
    ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, o blog tá muito legal Olha que coincidência: nasci e vivi em Canela até 16 anos. Depois vim para Porto Alegre e só volto para passear. Muito bem feito o teu roteiro, acho que nem eu (que sou de lá) faria tão bem.
    Parabéns
    Beijinhos
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Excelente Gabi!!! Que vontade que deu de voltar aquela terrinha!! Quem sabe nesse inverno, né? Por enquanto, só uma viagenzinha até Urubici programada!!

    ResponderExcluir
  6. Gabi, vc ficou lá quanto tempo pra conseguir fazer tudo issoo?

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vocês gostaram das dicas, meninas! :)
    Bjos para todas!
    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Amiga, lendo teus comentários parece até que vc mora lá hehehehe!!! AMEI!!! E pelo visto teremos que voltar mais vezes pra eu conhecer tudo isso ainda...faltou muita coisa. Só discordei da Aldeia do Papai Noel, que achei super bonito, talvez porque eu tenha ido a noite, tudo iluminado e o papai noel um fofo, parecia até aqueles velinhos de filme americano ho-ho-ho!!! Bjocas e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Gabiiii fui a Gramado o ano passado e vamos retornar agora em novembro....amei as dicas!!!
    Ahhh qndo vc voltar passa na pizzaria toca da bruxa PERFEITAAAA...fica a dica
    bjinhux cynthia mattos
    @cymattos

    ResponderExcluir
  10. Fezoca, de noite com todas aquelas luzinhas de Natal deve ser mais legal mesmo! Mas mesmo assim acho que a decoração é "caidassa" e não vale a visita, amiga! Tudo cheirando a mofo! Eca! Agora concordo que temos muito que voltar para lá (me refiro à Gramado)! :)

    Cynthia, super obrigada pela dica! Como você vai para lá mais no fim do ano a cidade deverá estar toda enfeitada para o Natal.. Talvez a Aldeia do Papai Noel sofra algumas mudanças.. Volta aqui e depois me conta o que você achou? Vou adorar!

    Bjocas para as duas!

    ResponderExcluir
  11. oi bom dia!
    estou indo para gramado no inicio de janeiro e gostaria q vc me desse umas dicar de roupa....
    beijos.....

    ResponderExcluir
  12. Caro anônimo(a?), nunca fui para Gramado no verão, mas falam que é muitoooo quente durante o dia e às vezes bate um friozinho de leve a noite! Minha dica é levar roupas leves e sapatos confortáveis para passear bastante. Acho legal levar tênis para aproveitar os parques de Canela e sem dúvida, roupas de banho para curtir a piscina do hotel ou ir na Estação das Águas, ou quem sabe ainda fazer rafting nos rios da região! Para se proteger de uma brisa mais fresca é sempre bom ter um casaquinho ou cardigã por perto! Creio que não há necessidade de levar uma "roupa invernal"!
    Bjos e boa viagem!
    Coma muito fondue por mim! rsrsrs :p

    ResponderExcluir
  13. É um lugar maravilhoso! Eu estava lá no ano passado e eu realmente gostei da minha estadia!Deixo o link de quem fala sobre este lugar: http://viagemhoje.com/nova-petropolis-canela-e-gramado-viva-a-serra-gaucha-%E2%80%9Ctche%E2%80%9D.html
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Gabi, Adorei as dicas, estou indo para Gramado e estava super insegura em relação a pousada. Ficarei na pousada Rosa.

    Abçs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo Blog! Adorei o post sobre Gramado, adorei conhecer a cidade.
    Acabei de fazer um post sobre Gramado no meu blog, passa lá para ler e dar sua opinião:
    http://izapelomundo.blogspot.com.br/2012/06/gramado-destino-romantico-na-serra.html
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  16. Olá Gabi! Sou de Guarulhos - SP e recentemente conheci a cidade de Canela e Gramado, muitos dos lugares citados por você pude conferir! é tudo isto mesmo,devo acrescentar um local em Gramado que é a estalagem St.Hubertus onde nos hospedamos, local imperdível para casais apaixonados, ótima vista do lago negro e o atendimento impecável! A churrascaria Garfo Bombacha em Canela é perfeito para turistas com seus familiares, ambiente descontraído e se come muitíssimo bem!
    Sobre a visitação no DreamLand é válida, porém não se compara ao mundo encantado também em Gramado, o senhor que atende na recepção e vende os ingressos é o criador das miniaturas e o mesmo da foto em preto e branco da entrada, quando tinha 15 anos. Descobrí porque sou boa fisionomista, ele não costuma divulgar (tiramos uma foto juntos).Desejo voltar mais vezes e conhecer outros pontos turísticos de lá.Adorei seu espaço! Cristina Tonini e Ronaldo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Gabi! Sou de Guarulhos - SP e recentemente conheci a cidade de Canela e Gramado, muitos dos lugares citados por você pude conferir! é tudo isto mesmo,devo acrescentar um local em Gramado que é a estalagem St.Hubertus onde nos hospedamos, local imperdível para casais apaixonados, ótima vista do lago negro e o atendimento impecável! A churrascaria Garfo Bombacha em Canela é perfeito para turistas com seus familiares, ambiente descontraído e se come muitíssimo bem!
    Sobre a visitação no DreamLand é válida, porém não se compara ao mundo encantado também em Gramado, o senhor que atende na recepção e vende os ingressos é o criador das miniaturas e o mesmo da foto em preto e branco da entrada, quando tinha 15 anos. Descobrí porque sou boa fisionomista, ele não costuma divulgar (tiramos uma foto juntos).Desejo voltar mais vezes e conhecer outros pontos turísticos de lá.Adorei seu espaço! Cristina Tonini e Ronaldo.

    ResponderExcluir
  18. Meninas, amo quando vocês participam do blog! Adoro saber a opinião de vocês e fico grata pelas dicas que compartilham! :))

    Bjocas,
    Gabi

    ResponderExcluir
  19. OI Gabi tdb?
    vou para Gramado dia 30/9 a 07/10
    vc acha que é frio?
    adorei as dicas...
    obrigada

    ResponderExcluir
  20. Na serra sempre faz mais frio de noite, né?! Durante o dia acredito que a temperatura será bastante agradável esta época do ano. Vale consultar a previsão de tempo da cidade no dia em que for preparar a sua mala para viagem. :)

    ResponderExcluir
  21. Oi. Estou indo agora em outubro, gostaria de ter a certeza que devo levar os dois tipos de roupas, frio e calor não é?
    E o se usar short com bota fica legal?
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber no mes de agosto esta florido e se é um bom fazer a viagem para la nessa epoca??

    ResponderExcluir
  23. Gabi, no mês de Novembro ainda faz muito frio em Gramado? Estou indo dia 17 e retornando dia 24, agora estou sem saber que roupas levar, poderia sugerir algo?

    Grata,
    Shirley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase verão, Shirley! Em Novembro durante o dia você pode passar bastante calor, mas como em toda serra, as noites tem temperatura mais amena. Minha sugestão é sempre carregar um casaquinho (tipo cardigã) e/ou echarpe para se enrolar quando o frio chegar.

      Acho desnecessário trazer peças exclusivas de inverno, como botas e casacos mais pesados.

      Se for afim de praticar esportes de aventura como rafting, fazer trilha de bikes, essas coisas.. inclua na mala uma jaqueta impermeável, legging de ginástica e tênis, claro! :)

      Sugiro sempre priorizar calçados confortáveis em viagens, pois costumamos caminhar bastante, né?!

      Beijos e aproveite muitoo!!

      Excluir
  24. Olá Gabi! Estou indo para Gramado em fevereiro.. pode me sugerir algo referente aos tipos de roupa que devo levar? beijo!;**

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Obrigada! :)

Caso queira perguntar algo, por favor me mande um email! Vamos manter contato pelo gabiamou@hotmail.com