O Donna (para os intímos, hihi), estava ainda melhor no seu terceiro dia. O público compareceu em peso e pode conferir além dos desfiles uma palestra com o empresário Anderson Birman, dono do império Arezzo.
A palestra começou com quase uma hora de atraso. Samira Campos, curadora do evento e apresentadora do programa "Estilo", na TV Com (canal local), deu as boas-vindas e definiu a platéia como "formadora de opinião". Afirmou ainda que "a moda vai além das passarelas e das vitrines: é informação, revela sua assinatura de estilo". Assino embaixo!
Foto: Roberto Scola (tirada do Blog-à-Porter)
Anderson falou e cativou. Elogiou Floripa: "cidade encantadora", "todos os brasileiros vão querer se mudar para cá" (a gente já sabia disso! hehe) e demonstrou ser uma pessoa simples, sem "manias de grandeza" ao revelar que quando se aposentar quer se tornar um sapateiro particular. E é assim mesmo que ele se define: sapateiro! Bota sapateiro nisso, então! Merece muitas palmas!
Ele falou um pouco sobre a sua (e a nossa!) paixão por sapatos e o desafio de criar modelos (verdadeiros sonhos de consumo) a 35 anos. São 5 novos produtos por dia nas 240 lojas espalhadas pelo Brasil (13 no exterior, incluindo 5 na China). 1500 modelos inéditos por ano! 3 campanhas anuais que envolvem 100 milhões de reais em anúncios. Tudo isso, certamente, fruto de muito trabalho. Mas ele não quis contar a parte "triste" da história, preferiu dividir as alegrias que uma sandália poderosa ou uma bolsa maravilhosa provocam na gente. Tanto é que mostrou no telão cenas divertidas da famosa série "Sex and The City" na qual as personagens principais são "malucas por sapatos".
Falando em telão, houve um problema técnico (demoraram para conseguir colocar o vídeo) que o Anderson contornou com bom humor: "se quiserem vaiar, xingar, jogar ovo.. eu estou merecendo". Mas claro que ninguém fez nada disso. Em seguida, Anderson passou a palavra a Sílvia Barros, responsável por levar as tendências de moda para a Arezzo.
Sílvia começou falando sobre a história do sapato e terminou citando as principais tendências para essa estação: assimetria, silhueta em Y (ombros em destaque), geometria, meia-pata (para compensar a altura do salto), preto e branco, super plataformas, cores cítricas, blazer boyfriend, bandage dress (vestido muito justo, como se tivesse faixas grudadas em volta do corpo), peep toe (scarpin com a ponta aberta), nude (inclusive os sapatos, que ajudam a alongar a silhueta), tons aquarelados (açucarados, de sorvete, os bebês) mix de brilho + matte (fosco) e a tendência "Austrália" (retorno ao estilo safári criado por Yves Saint Lauren). Ela também revelou que a Arezzo foi pioneira em trazer para o Brasil a tendência internacional das cruise collections, mini coleções que antecipam a coleção futura. Destaco ainda uma frase citada por ela: "a moda não dita mais tendências, ela sugere.. alguns dizem até que ela sussurra". Portanto, cabe a nós escolher o que combina com a gente.
Eu adorei a palestra! Os organizadores estão de parabéns e devem continuar investindo nisso. Só espero que na próxima vez não seja no escuro como nessa apresentação. Os palestrantes não puderam enxergar o público e pareciam desconfortáveis com a luz bem no meio da cara. =/
No fim, Anderson recebeu uma obra do artista catarinense Luciano Martins, um quadro com o retrato de São Francisco, como forma de agradecimento e deu-se início ao desfile da AREZZO, o primeiro do dia.
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