sábado, 22 de agosto de 2009

Palestra do Ronaldo Fraga no Donna Fashion

Ronaldo Fraga interagindo com o público do Donna Fashion

O último dia do Donna, teve uma palestra com o estilista Ronaldo Fraga. Ele discorreu com desenvoltura sobre o tema "A arte de ser original".
Para ele moda é o registro do tempo em que a gente vive e hoje em dia não temos tempo para pensar em ser original, por isso existe tanta massificação por aí.

"A marca individual de cada um não existe em vitrine nenhuma de Paris", disse ele. E devemos valorizar isso! Para desenvolver um estilo próprio basta olhar para a nossa história. Perguntado em como fazer isso (buscar a sua história e trazer para a roupa), Ronaldo disparou: "se exercite com o que não gosta, pense que reação quer provocar nas pessoas". Testar os limites do "gostar e não gostar" gera auto-conhecimento e o auto-conhecimento por sua vez gera a história verdadeira, particular de cada um.

Segundo ele ainda, a roupa é um ato político. E é assim que o Ronaldo faz moda, levantando bandeiras e contando histórias. Ele selecionou quatro das trinta coleções que fez para mostrar para platéia seu olhar otimista em relação a moda como instrumento de transformação. As coleções selecionadas foram as com o tema: China (inverno 2007), Loja de Tecidos (inverno 2008), Rio São Francisco (verão 2009) e Tudo é risco de giz (inverno 2009). Então Ronaldo falou sobre o processo de criação de cada uma delas. Foi apaixonante. Garanto que todos os presentes ficaram encantados. Pudemos comprovar que ele realmente transporta histórias de homens comuns para roupa. É essa sua marca registrada! Depois de conhecer essas histórias fica difícil não se apaixonar pelas roupas que o estilista cria.

Ronaldo também dividiu um pouco de sua história pessoal, confessando que desde pequeno gostava de desenhar e não perdia uma oportunidade de estudar em cursos gratuitos de desenho. Foi num desses cursos (em um de desenho de moda do SENAC) que ele aprendeu a fazer croquis e começou a se envolver com moda. Hoje é um dos principais estilistas do país!

Cada coleção dele é fruto de muita pesquisa. Ele disse que tudo o que lê e assiste tem a ver com o seu trabalho que nada mais é do que seu olhar sobre determinado assunto.

Mais sobre Ronaldo:
  • Alegou que morre de vergonha de falar em público (mal dá para acreditar porque ele falou super bem!);
  • O seu bigode foi inspirado no personagem de desenho animado "Dick Vigarista" e não no pintor "Salvador Dali", como falam por aí;
  • Fez um curso na prestigiada escola de artes Saint Martins;
  • Dizem que ele odeia tendências, mas segundo ele "é uma meia verdade". Ele não trata as coleções como se fossem de determinada estação. Para ele tanto faz se é de verão ou inverno, 2000 ou 2010;
  • Ele já tem uma lista de temas para as próximas coleções;
  • Assumiu que é "centralizador" e não dá muito espaço para a equipe dele criar, mas já cansou de dar desenhos para as modelistas e pedir para elas fazerem como quiserem;
  • Para ele "a comida peruana é a nova comida japonesa"!
  • Aconselha a todos a se livrarem das revistas de moda!
Ao final da palestra ele respondeu de bom grado algumas perguntas da platéia e em seguida recebeu um quadro do Luciano Martins como homenagem.

O estilista foi homenageado com um retrato seu pintado pelo artista Luciano Martins. Bacana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Obrigada! :)

Caso queira perguntar algo, por favor me mande um email! Vamos manter contato pelo gabiamou@hotmail.com