sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lições para quem trabalha (ou não) com moda e pesquisa de tendências by Patrícia Lima


Afim de se tornar um(a) cool hunter? Ou nem sabe direito o que isto significa? rsrs Tanto faz a resposta!

De qualquer maneira se você tem vontade de lapidar o seu estilo e aprender a identificar tendências para quem sabe adotá-las antes que o mundo todo esteja usando a mesma coisa, deveria se interessar por este artigo, que a editora de moda da revista Catarina publicou em seu blog pessoal (leia-o na íntegra aqui ó!).

Não resisti e fiz um Ctrl C + Ctrl V nas dicas dela, que me deu prévia autorização para reprodução. :)

1. A sua riqueza cultura e a sua história de vida são os bens mais preciosos. São informações que não se podem encontrar em um curso, por isso as valorize mais que tudo. Visualize um quebra-cabeças em sua mente, agora perceba que conseguir mensurar uma pesquisa é basicamente isso, unir informações que parecem fragmentadas e a partir daí une e forma um painel de informacões reais.
2. Lembre que o mundo é grande demais para você buscar referência dentro de um provador ou nas vitrines dos magazines. Não acredite em profissionais que viajam para “pesquisar” e voltam com milhões de fotos tiradas clandestinamente nas lojas.
3. Conforto é fundamental para trabalhar. Caminhe, olhe, inspire, absorva a informação que o meio transmite. Estilo não exige sacrifício, por isso opte por calcados e peças que permitam que você esteja bem em qualquer lugar e pronto para qualquer coisa.
4. Saia dos roteiros tradicionais, busque a verdade na cultura de cada lugar por onde passar. Não é preciso sair do país para fazer isso. Lembre que o Brasil é uma das culturas mais atraentes no mercado global no momento. Aquilo que parece ser banal para você pode ser interessante na construção de um cenário.
5. Olhe as pessoas à sua volta e faça uma analise do consumo delas. Já olhou para seus pais como pessoas que fazem parte de uma geração? Já analisou o consumo deles? E o porteiro do seu prédio? É provável que no seu universo você encontre pequenas amostras de diferentes públicos e hábitos de consumo.
6. Quer aprender? Então, ao invés de investir em um curso teórico, opte por dar entrada naquela viagem que sempre sonhou ou então compre uma filmadora, camêra, que você possa registrar as informações que encontra. O mais importante é investir na sua formação cultural, com música, livros, viagens, filmes…
7. Se você quer trabalhar com pesquisa de tendências para empresas que precisam, primeiro é necessário conhecer profundamente o mercado e a necessidade delas. De nada adianta saber o que há de mais hype na música, se você não conhece a realidade do seu cliente. A verdade de cada marca está no convívio com elas e não em Paris, Tóquio ou Berlim.
8. O segredo do sucesso está na edição da informação. Se você colher a informação e não conseguir aplicar ela a nada, sem visualizar um resultado eficaz ou um caminho significativo, esqueça. Disso o mundo está cheio, por isso acredite em você e lembre que pesquisa está ligada à feeling e percepção de mundo, não está na contratação de um curso.

Patrícia Lima em uma de suas viagens.

Super válido ressaltar que Patrícia, que também é jornalista e publicitária, ajudou a criar o Bureau de Tendências - o primeiro site brasileiro a liberar gratuitamente arquivos das tendências rastreadas para download. Não é demais? Passa lá que você encontrará o resultado de pesquisas sobre moda, painéis inspiracionais, desenhos técnicos, estampas e croquis!
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2 comentários:

  1. Excelente artigo o publicado pela Patrícia,
    concordo que moda e estilo próprio envolve o principalmente conforto e características pessoais; sentir-se bem independentemente das tendências é meu lema sobre moda. Parabéns pela publicação. Bjo! Jacque Cunha

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  2. Muito legal o post Gabi!
    Adorei os ensinamentos e concordo muito com o que ela disse!
    Bjs e bom fim de semana querida!
    Tatty


    http://suspirofashion.com

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