domingo, 8 de novembro de 2009

Conhecendo Minas Gerais

.
UPDATE: Já recebi algumas ofensas por conta do texto abaixo e pensei em modificá-lo, mas não acho justo com vocês, nem comigo. Claro que me permito mudar de opinião e relendo o que escrevi concluo que possa ter desabafado aqui em um clássico dia de TPM, justamente quando dramatizo tudo. rsrs Só que não vem ao caso, pois o que interessa é que me expressei com muita sinceridade e as críticas feitas foram pontuais à estabelecimentos comerciais e serviços, jamais ao Estado de Minas Gerais ou suas cidades que SIM, EU AMEI e pretendo voltar inúmeras vezes! Por favor, entendam que o blog é como um diário para mim e nunca rasguei nenhuma folha das muitas que redigi - prefiro revê-las e dar risadas! Aconselho que façam o mesmo! hihi
..................................................................

Como eu comentei aqui, viajei no feriado passado. O destino? Minas Gerais! Foi a primeira vez que eu pisei no solo mineiro e eu vou contar como foi essa experiência para vocês! ;)

Fui para Belo Horizonte acompanhar o meu namorado que participou do campeonato brasileiro de squash. Não fizemos muita coisa na capital mineira. Eu queria muito ter ido no Barro Preto, bairro do pólo de moda do estado, mas a maioria das lojas não abriam no sábado de tarde. Então, depois de conferir a exposição Mulheres Reais no Palácio das Artes, passeamos nos shoppings Pátio Savassi e BH Shopping.

Comemos comida mineira no tradicional restaurante Dona Lucinha. O buffet é bem servido, mas eu não gostei porque esperava comer escondidinho e cia.. Não sou fã de carne de porco, angu, torresmo, quiabo, jiló, frango a molho pardo e quitutes parecidos. Pior é que fui crente que amava comida mineira, hahaha. Só conhecia o pão de queijo mesmo!

Experimentei também o melhor sanduíche e o melhor sorvete da cidade, segundo a revista Veja. O hamburguer foi um pouco decepcionante, mas a batata frita do Eddie Fine Burguers (no BH Shopping) é nota mil. Provei 7 sabores no Easy Ice (Pátio Savassi) e não me agradaram muito. Bemmm melhor a Amoratto daqui de Floripa!
.
Ficamos hospedados em dois hotéis porque não conseguimos vaga para duas noites seguidas, mas não teve transtorno porque eles eram praticamente um do lado do outro. Gostei bastante dos hotéis da Royal Towers (Royal Savassi Boutique e Royal Golden), bem localizados e os quartos que ficamos eram bem amplos com camas ótimas. Ressalto que sou bem cricri com hospedagem porque não gosto muito de dormir fora de casa.
.
Jantamos no restaurante do hotel Royal Savassi que tem um buffet bem variado que inclui antepastos, massas, sushis e sobremesas. Achei o preço bem justo.
.
No domingo pegamos o ônibus da Pássaro Verde rumo a Ouro Preto. Foram duas horas de viagem. Mal chegamos decidimos fazer um passeio de trem que dura uma hora até Mariana (cidade vizinha). Gente, achei total roubada! Nenhuma vista maravilhosa. Só quem estava do lado direito dos vagões apreciava alguma (pouca) coisa. O trem não parava de apitar e a buzina junto com o barulho dos freios nos deixaram azucrinados (e com dor de cabeça). Nada emocionante! Mas ok, valeu a intenção.
.
Chegada em Mariana
.
Em Mariana visitamos as igrejas (pontos turísticos) e caminhamos bastante a pé. A cidade é charmosa e gostosa de passear. Em uma tarde dá para conhecer praticamente tudo.
.
Algumas fotos do nosso passeio em Mariana

Voltamos de noite para Ouro Preto em um ônibus de linha. Ficamos no hotel Solar do Rosário que tem uma infraestrutura ótima, apesar do prédio principal ser um casarão antigo do século XIX. Eu adorei, achei tudo lindo, atendimento ótimo, mas sou obrigada a confessar para vocês que a cama era ruim e a "acústica" péssima! Dava para escutar qualquer passo dado no hotel, os funcionários da recepção, os hóspedes nos quartos.. um horror!!!

Jantamos no restaurante Piacere que é quase em frente ao hotel. O lugar é um porão restaurado do século XVIII. Uma aranha na parede de pedra ao lado da nossa mesa nos fez companhia, hehe. Os pratos vieram bonitos, mas não estavam muito saborosos.
.
No feriado (Finados), enfim, conheci Ouro Preto! Sempre quis desbravar esse patrimônio cultural da humanidade! Simplesmente AMEI!!!
.
A cidade estava cheia por causa do Fórum das Letras. Não prestigiamos o evento porque só tinhamos um dia para passear. E passeamos muito! Subimos muitas ladeiras (entre elas a famosa rua Direita).. ainda bem que eu estava calçando tênis! Garotas, essa dica vale ouro: nem cogitem em não usar um bom tênis!
.
Ouro Preto - AMEI!!!
.
Ouro Preto tem bastante coisa para ver. Muitas igrejas lindas e museus para visitar. Não deixem de ir no Museu da Inconfidência, na Casa dos Contos e no Museu Aleijadinho. São incríveis! Vale a pena perder um bom tempo neles! Eu sofri porque não podia olhar tudo com calma.
.
O passeio mais exótico da viagem, sem dúvida, foi à Mina do Chico Rei. Para explorá-la é necessário andar agachada na maior parte do percurso. Infelizmente eu não consegui chegar ao salão de cristal porque me deu claustrofobia.
.
Mina do Chico Rei em Ouro Preto
.
Lanchamos no restaurante O Sótão (outro lugar exótico, hehe) e depois fomos para o hotel aproveitar a piscina térmica (delícia!).
Jantamos no restaurante do hotel e foi uma grata surpresa! Melhor refeição da viagem!
.
Na terça (04.11) fui embora de Minas planejando voltar! =)
.
Para maiores informações sobre as cidades, acesse os sites oficiais de turismo de Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto.
.
Ah, achei o guia turístico de Belo Horizonte feito pela Prefeitura uma vergonha! Cheio de propagandas de nights clubs divulgando suas recepcionistas do mais alto padrão. Falta de bom senso uma Prefeitura incentivar, mesmo que de forma indireta (ou seria direta?), a prostituição. Concordam?

7 comentários:

  1. Oii Gabi! Então, meu nome é Bruna! haha Eu conheci Ouro Preto também, é maravilhosa essa cidade, mas faz muito tempo, foi quando eu estudava no Catarinense (zilhõõõões de anos!), queria voltar lá um dia! Não vou no Boutique D'Elas, pq fiquei sabendo um pouco em cime da hora, daí já tinha combinado outras coisas com meu namorado. E eu tava super querendo ir no encontro do Garotas Modernas, mas soube que ele tem um jantar e vou acompanhar! Não vai ser dessa vez, mas acho uma ideia ótima esses encontrinhos. Também conheço umas blogueiras daqui e acho que seria bem legal conhecer todo mundo pessoalmente. Na próxima, eu vou! haha Beijinhoss!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna! =)
    Fica para próxima então! Enquanto isso vou te conhecendo mais pelo blog.. vou acessar mais vezes!
    Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Gabi pelas observações que predominaram em seus comentarios, demonstra ou que talvez não tenha sido o melhor momento de ter viajado, o que sentimos é que houve mais insatisfação do que satisfação. isso é coisa de cosmopolita, que pouco se dar ao luxo de se desprender do caos urbano. Vir a minas, em particular a região das cidades historicas é resgatar e mergulhar num passado opulento e majestoso que foi rico não somente na sua atividade mineradora mas em todas as manifestações artisticas culturais a que deu origem e que atrai turistas de todo o mundo. minas é um mundo. Me desculpa mas achei seu relato muito urbano e bairrista. coisas do tipo malhação.
    quem viaja, antes de faze-lo deve-se informar sobre os habitos,os costumes e as manifestações artisticas e populares, e toda sua simbologia e se alcançar a compreensão sobre estes valores, saber aceita-los. A sorte que quem faz este tipo de turismo tem o perfil cultural e opnião formada. e estão em busca do que é mais belo e fascinante na historia e no patrimonio de minas. minhas considerações

    ResponderExcluir
  4. "Caro Anônimo", você parece ter se ofendido um pouco com esse post! Sorry! Talvez você não tenha lido no seu melhor momento ou isso é coisa de mal-humor crônico mesmo! Me desculpa, mas achei o seu comentário ácido demais e sobretudo bairrista (engraçado você me acusar disso por causa de uma observação que fiz sobre um sorvete)!

    A sua sorte é que quem modera os comentários por aqui sou eu e me interessa a opinião alheia! ;)

    Não sei se você se deu o trabalho de perceber, mas este blog é bem pessoal! Fala do que eu gosto e às vezes do que eu não gosto também! Este post foi um relato da minha viagem, no maior estilo "diário da Gabi". Pareceu infantil para você? Pode ser que tenhamos idades diferentes ou muito pouco incomum! Sem problemas! Deve ter um monte de outros blogs com os quais você possa se identificar!

    Dei algumas dicas para os meus leitores de restaurantes e hotéis que experimentei e acho super válido essa troca de informações! Os comentários são para isso: compartilhar ideias! As suas, se expressas com educação, serão sempre bem-vindas!

    Tenha o bom senso de não me julgar por um post! É muito pouco para me atribuir adjetivos!

    Amo viajar, amo mergulhar em culturas diferentes, amo conhecer histórias, amo ir a museus e qualquer outro lugar que me faça aprender algo novo. Tenho muitas opiniões, mas me permito revê-las e modificá-las. E sim, sou cosmopolita! Prefiro viver na "cidade grande", com certos confortos! Isso você acertou! rsrs

    Att.,
    Gabi

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabrielle, encontrei este post deste blog sem querer, pesquisando no Google sobre pousadas em Ouro Preto, etc... Como sou de BH e adoro Ouro Preto, não pude deixar de ler todo o seu texto e os comentários dos outros leitores. Eu também viajo muito no Brasil e no exterior e não achei nem um pouco bairrista seus comentários, e se fosse , seria completamente normal. Acho que realmente, aqui em Minas falta muito ainda com reclação a recepção de turismo, e tenho certeza de que esse é o maior motivo que faz com que a procura seja muito baixa por outros brasileiros. Tanto que costumo falar com meus amigos de fora (SP, RJ, ES, BA, etc...) que para se visitar BH e ficar apaixonado, precisa-se de que um belorizontino leve você aos lugares especiais nos momentos especiais. Essas informações não estão em folheto nenhum desses que você encontrou contaminado por propagandas. Ouro Preto também, tem pousadas ótimas e ruins, restaurantes ótimos e ruins... Se o turista tivesse a orientação melhor com relação a o que fazer e visitar em Minas, ele com certeza se apaixonaria pelo Estado e voltaria mais vezes. Não critico seus comentários, pelo contrário, acho super importante, mas quem realmente deveria lê-los, que é o pessoal das secretarias de turismo estadual e municipal, que tem que devem trabalhar para que isso aconteça um dia. Um abraço e por favor não desista de MG. É um ótimo lugar, com ótimas pessoas, mas com um turismo mal informado e mal trabalhado. Marcelo

    ResponderExcluir
  6. OLÁ!

    Estive em ouro preto recentemente... encontrei seu blog por acaso procurando imagens de lá...

    Ir a Ouro Preto e não se hospedar ou fazer refeições em casas antigas é um crime!
    Acho que você fez muito bem ao escolher o hotel... quanto a acustica, todos são assim. São casas antigas adaptadas para hotel lembra? Mas esse que é justamente o charme.

    Apesar de você não ter gostado do Piacere, convenhamos, o lugar é bem estiloso! Nunca viajei pra Italia mas, pelos relatos que tenho, os pratos são realmente feitos a moda italiana (com macarrão meio cru...). Eu pessoalmente também não gosto desse tipo de comida, mas topei a experiência de ir ao "canto italiano de Ouro Preto".

    Dicas:
    Se voltar a Ouro Preto vá ao "Escadabaixo", um porão super legal que fica na rua direita. É bem legal para tomar uma cerveja e comer uma porção... (pessoalmente eu e meu namorado só tomamos a cerveja pq eu tava doida para ir lá e em mais um milhão de lugares no mesmo dia então só uma cerveja para dar tempo!)

    Outro lugar legal para comer é no "O Passo" e no restaurante "Chafariz" - esse tem uma comida mineira tipica de deixar a vovó com inveja!

    Também não é possivel dispensar uma passada numa cachaçaria...rsrsrs

    Vou ter que voltar lá para ir a todos os outros restaurantes que eu queria ir e a Mina, que ficou faltando por falta de tempo... Mas para mim isso é fácil, moro a 2 horas de Ouro Preto!

    (não sei se eu poderia citar nomes. Não precisa postar se não puder)
    Até!
    Lívia

    ResponderExcluir
  7. É impossivel agradar gregos e troianos...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Obrigada! :)

Caso queira perguntar algo, por favor me mande um email! Vamos manter contato pelo gabiamou@hotmail.com